TERÇA 24 DE JANEIRO DE 2012!....ENFERMAGEM
O Cuidado com o Ser Humano
“A enfermagem é uma profissão que integra a ciência e a arte no cuidado do ser humano, com a finalidade de promover, manter e restaurar a saúde. É considerada arte e ciência de pessoas que cuidam de outras”, define a coordenadora do curso, Maria de Fátima Mantovani. Segundo ela, é uma profissão dinâmica, cujo princípio ético é manter e restaurar a dignidade do ser humano em todos os âmbitos e fases da vida. Formar profissionais que compreendam a Enfermagem como arte e ciência de pessoas que convivem e cuidam de outras é o objetivo do curso, criado na UFPR em 1974.
Durante a formação, o aluno é incentivado a ter uma atuação plena na vida acadêmica. É estimulado atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Oferecidas no período da manhã, as disciplinas obrigatórias compõem a habilitação Bacharelado em Enfermagem. O aluno pode também cursar a habilitação Licenciatura em Enfermagem, que é ofertada normalmente no período da tarde.
Dentre outros objetivos do curso estão o de desenvolver capacidade para planejar e implementar ações de saúde, com base em perfil epidemiológico; capacitar para o gerenciamento do processo de trabalho da equipe de enfermagem; fomentar o espírito de investigação e pesquisa; estimular a formação de competências educativas para a formação de novos profissionais; propiciar formação integral nas áreas de atuação do profissional. Historicamente, o foco de atenção da Enfermagem tem sido as necessidades relevantes de saúde e bem-estar do indivíduo, família e comunidade.
Para definir sua atuação, a Enfermagem busca a compreensão da origem e desenvolvimento dos agravos à saúde humana, em seus vários aspectos: biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Na essência, os atos da Enfermagem visam a síntese entre arte e ciência, filosofia e técnica, e entre o social e natural. Dedicação, paciência, espírito de liderança, senso de humanidade e disposição para trabalhar em equipe são algumas das qualidades esperadas de um enfermeiro ou enfermeira.
“É um profissional que, conhecendo a realidade social na qual está inserido, atua a partir de uma visão crítica sobre esta realidade e está comprometido com sua transformação. Deve possuir competência técnico-científica e política para intervir nos determinantes do processo saúde-doença, respeitando os princípios éticos e legais da profissão”, diz a coordenadora. O curso é constituído por disciplinas das áreas de Ciências Biológicas (como Anatomia, Imunologia etc.); Ciências Sociais e Humanas (Antropologia, Sociologia, Psicologia); Ciências da Saúde ( Semiologia da Enfermagem, Epidemiologia, Ética, Fundamentos da Nutrição etc.); Educação e Ciências Exatas (Bioestatística).
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho é amplo e em constante crescimento. O enfermeiro atua em conjunto com outros profissionais no planejamento e gerência do setor de saúde. Especificamente, organiza e executa a assistência de enfermagem em diferentes situações de trabalho, como na proteção e promoção da saúde, prevenção de agravos, reabilitação, formação de recursos humanos, assistência curativa, pesquisa em diversos campos do conhecimento, consulta de enfermagem, auditoria em serviços, consultoria, administração da assistência e de serviços de saúde, e no ensino.
Campus Centro Como generalista ou especialista, o enfermeiro está envolvido em todos os níveis de cuidados de saúde – individual e coletivo – e a atuação se dá nas áreas pública e privada. Entre as opções de atuação estão escolas, creches, empresas, hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, comunidades e consultórios próprios, atendimentos pré-hospitalar e domiciliar.
PASSANDO A LIMPO
1. A Enfermagem não é um ato de caridade. É uma profissão regulamentada e reconhecida por legislação própria e autônoma.
2. O enfermeiro não é um profissional ligado exclusivamente à área assistencial. Na verdade, o enfermeiro é um profissional altamente preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.
3. O enfermeiro não atua exclusivamente em hospitais. Além de hospitais, o enfermeiro atua em todas as instituições ligadas à saúde, como unidades de saúde, instituições públicas e privadas, ensino, universidades, escolas, fábricas na área de saúde do trabalhador, sindicatos, domicílio e outras.
4. O enfermeiro pode obter título de doutor. A Enfermagem como profissão de nível superior, requer que o diploma seja emitido por Instituição de Ensino Superior, dentre estas a UFPR, que ofertam cursos de pós-graduação que formam mestres e doutores em Enfermagem.
DEPOIMENTO DO ALUNO
“O curso proporciona um ensino que engloba desde aspectos básicos, como técnicas, até aspectos específicos que exigem conhecimentos mais elaborados. O sétimo período do curso proporciona vivenciar o conteúdo teórico em estágios práticos que englobam várias especialidades clínicas, mostrando o papel diferenciado que o enfermeiro possui frente à supervisão e atuação em relação à equipe de enfermagem e a instituição de trabalho, aprendendo a ter uma postura profissional com ética e qualidade, independente da realidade que o ambiente de trabalho oferecerá.”
Marcelo Amaro dos Santos, 4º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário