terça-feira, 24 de janeiro de 2012

QUARTA 25 DE JANEIRO DE 2012!...
Nebulização: escolha certa ou errada?


Os aparelhos para nebulização foram um dos primeiros dispositivos usados para inalação de medicamentos no tratamento da asma e se tornaram muito populares nos últimos anos. O modelo mais conhecido é composto por um compressor ligado à corrente elétrica que fragmenta o medicamento líquido em partículas formando uma névoa, que é inalada e transportada até os pulmões através da respiração.

Ter um aparelho para nebulização em casa pode ajudar num momento de crise, evitando-se a ida a um serviço de emergência, em especial durante a noite. Algumas pessoas tendem a usar o aparelho como se fosse o único tratamento para a asma. Outros, até mesmo usam como sinônimo de medicação e chegam a dizer: -“Doutor, eu estava em crise, fiz uma nebulização e melhorei”, ou seja, sem ao menos referir o nome do medicamento usado. É importante estar ciente de que a nebulização nada mais é do que um método para inalar um medicamento.

Existem dois tipos de aparelhos disponíveis para venda: os modelos tradicionais a jato e os ultrassônicos. Os primeiros, funcionam através de uma corrente de ar ou oxigênio comprimido que quando projetada em grande velocidade sobre uma solução nebulizável, rompe-a em pequenas moléculas e origina um aerossol. Nos aparelhos ultrassônicos, o aerossol é produzido por ultrassons gerados ao se fazer vibrar um transdutor ou um cristal piezoelétrico sobre um líquido, geralmente entre 1 e 3 MHz.

Os medicamentos mais usados através de nebulizadores são os broncodilatadores (Berotec, Aerolin, Atrovent), com efeito de alívio nas crises de asma. Entretanto, outras medicações podem ser utilizadas, como por exemplo os corticóides inalados (Clenil A, Pulmicort), com objetivo não apenas de alívio, mas como tratamento de controle da asma.

Vantagens da nebulização:
- Técnica de uso é simples, facilitando uso em crianças, idosos e pessoas com dificuldade na coordenação motora.
- Uso facilitado nas crises, mesmo naquelas mais graves, pois não necessita de manobra respiratória especial.
- Pouca deposição do remédio em orofaringe
- Podem ser misturados vários medicamentos numa mesma inalação.

Desvantagens:
- Dificuldade no transporte e na montagem do aparelho, em especial na hora da crise,
- Necessita energia elétrica,
- Barulho é incômodo, em especial à noite,
- Risco de contaminação,
- Demora para inalar a dose,
- Necessita de manutenção e esterilização dos componentes.

Como fazer uma nebulização:
Colocar a medicação no recipiente, usando soro fisiológico, num volume médio de 2ml. Não se recomenda o uso de água destilada como diluente.
Sentar-se com as costas eretas e posicionar a máscara ou o bocal em direção à boca, que deve permanecer aberta durante todo o processo.
Respirar lenta e profundamente aguardando até o vapor se extinguir.

Após o uso, desmonte e lave com sabão ou detergente neutro. Depois de lavado, coloque o material de molho por 30 minutos em solução germicida (pode-se também usar solução caseira feita com 500ml de água sanitária e 500 ml de água filtrada ou fervida). Lave novamente em água corrente (coloque sob o jato da torneira por alguns minutos). Depois, deixe secar bem e guarde em local fresco e livre de pó ou foco de mofo.

Erros mais comuns:
- Colocar grande quantidade de soro
- Usar máscara afastada do rosto (o vapor se espalha e prejudica o resultado)
- Fazer a nebulização com a criança dormindo, deitada ou usando chupetas.

Dicas:
- Peça ao médico que indique o medicamento e a dose adequada para evitar pânico na hora da crise.
- Procure fazer a nebulização em local calmo, com a pessoa sentada e com as costas eretas. Crianças pequenas devem ser colocadas no colo.
- Não fale durante o procedimento.
- Para uso de corticóides inalados, preferir os aparelhos a jato e usar bocais ao invés de máscaras para proteger os olhos.
QUARTA 25 DE JANEIRO DE 2012!...
ESTERILIZAÇÃO


O que é Esterilização?
Esterilizarão é a destruição de todas as formas de microorganismos por um processo em que se utilizam agentes físicos ou químicos, visando à incapacidade de reprodução de todos os microorganismos, tornando um objeto estéril. Para assegurar a esterilizarão de um artigo todos os esporos devem ser destruídos.

Qual a importância da Esterilização?
Através da esterilização podem-se destruir microorganismos de objetos, roupas, equipamentos, materiais médicos que entram em contato direto ou indireto com pacientes, evitando a contaminação em procedimentos cirúrgicos, curativos, ou qualquer outro procedimento e evita a transmissão de doenças entre pacientes.
O ciclo de esterilização compreende:
- remoção do ar;
- admissão do vapor;
- exaustão do vapor e
- secagem dos artigos.

Tipos de esterilização:
Processo Físico- Vapor Saturado Sob Pressão: realizado em Autoclave.
- Material: Roupas, Escovas de Fibra sintética, Material de aço inox ou outro tipo de metal, Instrumentos metálicos colocados em bandeja ou caixa metálica perfurada, agulhas ocas limpas e secas, agulhas de sutura, seringas de vidro, lâminas de corte, tesouras e serras, frascos, balões de vidro, tubos de ensaio.
- Calor Seco: O calor gerado em estufa elétrica (Forno de Pasteur) é de uso limitado pois sua penetração e distribuição dentro da câmara não se faz de maneira uniforme, além do que o processo requer um tempo de exposição mais prolongado e altas temperaturas, o que é inadequado para certos materiais, tais como tecido e borrachas. A estufa deve possuir um termômetro que indica a temperatura atingida no interior, um termostato responsável pela manutenção da temperatura desejada. Devem-se colocar as caixas maiores nas prateleiras superiores e as menores nas inferiores para facilitar a condução do calor sem encostá-las na parede da estufa, nem encostar o bulbo do termômetro nas caixas. Não colocar grande quantidade de material dentro das caixas, sem sobrecarga o aparelho. Deve-se seguir o manual de instruções do fabricante o Quando II a seguir registra o tempo, temperatura e invólucro adequados para a esterilização de materiais em estufa.
- Material: Instrumental Metálico, Agulhas de sutura, Lâminas de corte, serras, tesouras, Seringas de vidro, Agulhas ocas (limpas e secas), Frascos, balões de vidro, tubos de ensaio, Vaselina líquida e óleos em geral (em camadas de 0,5cm de altura), Gaze vaselinada (grupo de 10 gazes).

Processo Físico – Químico
Os artigos devem estar rigorosamente limpos, secos e desconectados para permitir a ação do produto químico, e devem estar totalmente imersos na solução em recipiente de vidro ou plástico com tampa (recomenda-se recipiente duplo perfurado e outro sem furo). Não colocar metais diferentes devido à corrosão.
O tempo da exposição para o glutaraldeído é de 10 horas e para o formaldeído é de 18 horas.
Deve-se utilizar o EPI para o manuseio do material. Após a esterilização os artigos devem ser enxaguados abundantemente com água destilada ou soro fisiológico estéreis com técnica asséptica, utilizando-se luvas esterilizadas, máscaras e outros, devendo ser utilizados imediatamente. A troca do produto químico deverá obedecer às recomendações do fabricante.
O formaldeído pode também ser utilizado sob a forma de um polímero sólido, denominado paraformaldeído, na esterilização de artigos termossensíveis. Tem duas formas de apresentação, pastilhas ou tabletes, na concentração de 3% (3g/100cm) a 90º, com umidade relativa de 75% a 80%, durante 4 horas. Após a esterilização, os artigos devem ser enxaguados em água destilada ou soro fisiológico estéreis , utilizando a técnica asséptica. Se o material não puder ser molhado, remover o resíduo com uma compressa esterilizada em água destilada ou soro fisiológico estéreis.

Acondicionamento do Artigo
O algodão cru é recomendado na textura de aproximadamente 4 fios e em campos duplos. Quando novos devem ser lavados antes do uso para eliminar amido e evitar o superaquecimento que resultará em desidratação das fibras. Na realização dos tecidos os mesmos devem ser lavados para a retirada de poeira recomposição das fibras.
O papel Kraft deve possuir superfície regular sem zonas de maior ou menor acumulo de fibras que possam causar furos. A gramatura deve ser de 60g/m g/m e não deve conter grande quantidade de corante ou de amido.
As lâminas de alumínio devem ter espessura de 0025 a 0,050 m

Armazenamento do Material Esterilizador
O local de armazenamento do material deve estar limpo, seco e de acesso restrito ao pessoal envolvido nesta atividade.
Os pacotes devem permanecer íntegros, pouco manuseados e armazenados em cestos e armários, de fácil limpeza e uso exclusivo.

Validade da Esterilização
A esterilização do material está diretamente ligada ao seu acondicionamento e estocagem. Para se ter certeza da validade da esterilização, deve-se realizar pesquisas das condições oferecidas em cada serviço.
Recomenda-se o prazo de 7 dias de validade para os artigos esterilizados por processo físico. Os materiais acondicionados em papel grau cirúrgico, selados pelo calor, estocados em condições ideais, permanecendo estéreis enquanto íntegros, para as esterilizações realizadas a óxido de etileno.

Referência: - Secretaria de Estado da Saúde - Coordenação dos Institutos de Pesquisa – Centro de Vigilância Sanitária – SUS (Sistema Único de Saúde).
QUARTA 25 DE JANEIRO DE 2012!...
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS



VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Os métodos de administração dos medicamentos modificam seus efeitos no organismo. Algumas drogas só podem ser administradas por um método outras, por várias formas.
De modo geral, dois tipos de administração de drogas nos interessa: locas (que visa um efeito limitado ao local da aplicação) e sistêmica (que visa um efeito geral no qual a droga é absorvida pelo sangue e transportada para um ou mais tecidos do corpo).
À enfermagem cabe conhecer os medicamentos suas vias de administração, sua ação e seus efeitos colaterais (efeitos indesejados das drogas).


VIA INTRAVENOSA: Também chamada de IV (intravenosa) ou EV (endovenosa), é a principal via de escolha devido a rápida absorção do fármaco, é específica para emergências e para alguns tipos de medicamentos. (Agulha 25X7)

VIA INTRAMUSCULAR: Utiliza-se o medicamento injetado-o direto no músculo. Pode ser no músculo deltóide, glúteo, glúteo médio, coxa (face lateral externa). (Agulha 25X7 ou 30X8)

VIA SUBCUTÂNEA (SC): na via subcutânea o medicamento é depositado sob a pele e o tecido adiposo. Ex: Heparina, Insulina, alguns broncodilatadores, Enefrina, etc.

VIA INTRADÉRMICA (ID): Utilizada exclusivamente para testes(alergia) também para vacinas (BCG).

VIA SUBLINGUAL: Utiliza-se a via sublingual (embaixo da língua) para administração de anti-hipertensivos, analgésicos, nitratos (isorbina).

Fonte: Professor Claudinei - SEDUC – Ctba

VIA OTOLÓGICA: Gotas, como antibióticos e corticóides para otite externa.
Otite Externa: Aguda e Crônica é uma infecção na pele do canal do ouvido, causada por vermes ou fungos.

VIA OFTÁLMICA: Aplicação de pomada ou colírio com a finalidade de proteger a Córnea, tratar infecções, processos inflamatórios ou irritativos, provocar midríase (dilatação da pupila) e anestesiar. Existem quatro vias para introdução de medicamentos: Tópica (colírios oftálmicos); Via subconjuntival (nos casos que não há possibilidade ou interesse de se fazerem várias aplicações de colírio); Retrobular (Alternativa da via sistêmica escolhida para anestesias locais para cirurgias de catarata, transplantes e outras); Sistêmica (forma eficaz de terapêutica de doenças intra-oculares).

VIA VAGINAL: Utilizada para introdução de fármacos na mucosa vaginal. Evita a passagem pelo sistema porta-hepático e é uma área de grande irrigação sangüínea. Alguns médicos vêem grandes vantagens em utilizar medicamentos via vaginal, é uma boa opção para absorção de medicamentos. Permite a ingestão de dosagens menores causando diminuição nos efeitos colaterais.

VIA RETAL (per rectum / PR): Em forma de supositório ou enema retal, sua indicação é impopular e desconfortável. São aplicados acima do esfíncter anal interno e do anel anorretal. Indicados em estado de coma, inconsciência, náuseas e vômitos. A droga é absorvida pela mucosa retal, tais como diazepan e o metronidazol e alguns antiinflamatórios, antieméticos e anticonvulsivos.

VIA INTRATECAL (IT): Injeção ou infusão no fluído cérebroespinhal, tais como antibióticos, anestesia espinhal.

VIA INTRA-ÓSSEA(Na medula óssea): É um acesso intravenoso indireto porque a medula óssea acaba no sistema circulatório. Esta via é usada ocasionalmente para drogas e fluídos na medicina de emergência e na pediatria.

VIA TÓPICA: Efeito local, a substância é aplicada diretamente onde se deseja sua ação. No caso de doenças oculares, doenças de pele e doenças alérgicas. Ex.: Aciclovir – creme usado no tratamento de herpes, Cetoconazol – creme usado no tratamento de micoses).

VIA ARTERIAL (Intra Arterial / Na artéria): Ex: Drogas vasodilatadoras para o tratamento de vasoespasmos e drogas trombolíticas, para o tratamento de embolia.
Embolia: obstrução de um vaso (seja ele venoso, arterial ou linfático), pelo deslocamento de um êmbolo até o local da obstrução, que pode ser um coágulo (tromboembolia), tecido adiposo (embolia gordurosa), ar (embolia gasosa) ou corpo estranho (por pontas de cateter).

Fonte:
www.wikipedia.com.br
www.abcdasaúde.com.br
www.artigo.com
QUARTA 25 DE JANEIRO DE 2012!....
SAÚDE COLETIVA - DOENÇAS
TÉTANO ACIDENTAL

É relativamente comum em países subdesenvolvidos no qual a cobertura vacinal é baixa. Sendo uma doença relativamente relacionada ao lazer e ao trabalho, ocorre tanto nas áreas rurais quanto nas áreas urbanas. Seu agente etiológico é o Clostridium tetânica, é uma bactéria anaeróbica cujo seu reservatório é o homem e os animais (trato intestinal ou pele)ou materiais pérfuro cortantes.Seu período de incubação varia em torno de 10 dias, podendo durar de 2 a 21 dias. Sua transmissão ocorre pela produção dos esporos do agente patogênico em um ferimento perfurante contaminado por terra, poeira ou fezes de animais, podendo ocorrer tbém em queimaduras ou tecidos necrosados. Seus sinais e simtomas são rigide dos músculos do pescoço, contratura muscular generalizada, rigidez muscular progressivas e crises de contraturas desencadeadas por estímulos sonoros e luminosos.

TÉTANO NEONATAL

Conhecido como "mal de sete dias", ocorre em todo o mundo, sendo mais comum em países subdesenvolvidos ou em países desenvolvidos onde não ha acompanhamento pré-natal, com a vacinação da mãe. O agente causador do tétano no recém nascido não se encontra imunizado pelos anticorpos da mãe. A infecção ocorre por contaminação do coto umbilical, quando na realização do curativo ocorre a contaminação. O recém nascido abandona a amamentação devido a contratura muscular facial. O óbto pode ocorrer por paralisia da musculatura da respiração.

COQUELUCHE

A Coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertusis, cujo reservatório é o homem. Transmitida através do contato direto de pessoa pra pessoa, através da secreção orofaringea, eliminada pela tosse, espirro ou fala. A incubação ocorre num período que varia de 7 a 14 dias, sendo muitas vezes confundido com infecções respiratórias. A fase catarral é manifestada por febre, mal estar, coriza, tosse seca, surtos de tosse que duram de uma a duas semanas. A fase Paroxistica se dá por tosse seca ("comprida"), seguida por expiração forçada acompanhada de ruídos, e na fase de convalecência a tosse seca desaparece dando lugar a tosse comum.

DIFTERIA (Crupe)

Desde 1977 o número de casos de difteria registrados no Brasil foram diminuindo devido a cobertura vacinal, entretanto crianças em idade escolar e não imunizadas apresentam maior risco de contrair a doença. O agente causador é a bactéria Corynebacterium dipteriose. A incubação é de 1 a 6 dias. A transmissão se dá por contágio direto com doentes ou portadores da bactéria por meio de secreção na orofaringe e penetram no organismo através das vias aéreas superiores. Seus sinais e sintomas são a presença de pseudo membrana branco acinzentada que pode surgir nas amigdalas (tonsilas) , invadindo as extruturas vizinhas, podendo ainda localizar-se na laringe, traquéia, pele, conjuntiva, conduto nasal e até vulva.

MENINGITE

As meningites são causadas por uma série de microorganismos (vírus, bactérias, fungos). Seu agente causador é Meningicócica bactéria. Sua transmissão se dá por contato direto por via respiratória, a bactéria produz uma nasofaringite, atingindo a corrente sanguínea e atravessando a barreira hematocefálica. Seus sinais e sintomas são rigidez na nuca e membros, febre náuseas, vòmito em jato, petéquias (mais na bacteriana), dores de cabeça intensa. O exame é eito através da coleta de líquido (líquor). Seu tratamento consiste em antibiótico, durante sete a 14 dias e precaução respiratória.

FEBRE AMARELA

É causada pelo vírus Amarílico, encontrado principalmente em regiões de mata. Apresenta-se de duas formas:
- Febre Amarela Silvestre: Sendo causada pelos primatas (Aedes aegypti)
- Febre Amarela Urbana: Mosquito (Aedesaegypti)
Seus sinais e sintomas são Febre, dores de cabeça, dor muscular, calafrios, fraqueza, fezes com sangue. Pode se manifestar em 3 dias.

RUBÉOLA

Durante muitos anos a rubéola foi considerada doença infantil, no entanto com o passar do tempo esse conceito mudou, devido as complicações causadas principalmente pela síndrome da rubéola congênita, que afeta o recém nascido, cujo risco está associado ao acometimento da gestante nos 3 primeiros meses. É transmitida pelo contato com secreções nasofaringeas de pessoas infectadas, causada pelo Rubivirus. O período de incubação varia de 12 a 23 dias. Sinais e Sintomas são febre baixa, manchas avermelhadas na pele, equisantemas macupapulares.

SARAMPO

É uma doença causada por vírus. Sua transmissão se dá por excreções nasofaríngeas de pessoa para pessoa. Seu período de incubação varia de 7 a 18 dias. A infecção inicia-se com a entrada do vírus nas células do trato respiratório, onde alcança os gânglios regionais nos quais se multiplica e passa a circulação infectando outras cadeias de gânglios alcançando a corrente sanguínea, pulmão, pele, o sistema nervoso, o intestino e outros orgãos. Seus sinais e sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas (Koplik), A vacina para prevenção é a Tríplice viral.

CAXUMBA

Causada pelo Mixovírus, tem patogenia obscura. Presume-se que a porta de entrada seja a conjuntivite, as mucosas, o trato respiratório e digestivo e o canal das parótidas. Após a entrada do Mixovírus, atinge a corrente sanguínea linfática, chegando até os orgãos acometidos, que na maioria das vezes são as glândulas salivares parótidas. Seus sinais e sintomas são mal estar geral, dificuldade de deglutição, edema glandular (parótidas), febre baixa. Os cuidados da enfermagem são repouso, dieta líquida, higiene bucal adequada, cefaléia, indisposição. Seu período de incubação é de 14 a 21 dias.

VARICELA

Pode também ser chamada de catapora, é altamente contagiosa, acometendo 90% dos indivíduos expostos ao vírus Varicela zoster. A doença se torna mais grave quanto mais velho for o indivíduo. Sua transmissão é por contato direto, por intermédio de gotículas de secreção respiratória ou de secreção das vesículas (bolhas). A porta de entrada éo trato respiratório superior, atingindo os linfonodos, o fígado, e o baço, onde se multiplica e volta a multiplicar acometendo a pele e mucosas oral, nasal, vulvar, retal, ocular e auditiva. Seu período de incubação é de 10 a 21 dias, após o contágio ela vai se manifestar entre 15 e 21 dias. Sinais e sintomas são febre, bolhas e prurido. A Higiene é de extrema importância por causa das feridas.
TERÇA 24 DE JANEIRO DE 2012!....ENFERMAGEM



O Cuidado com o Ser Humano
“A enfermagem é uma profissão que integra a ciência e a arte no cuidado do ser humano, com a finalidade de promover, manter e restaurar a saúde. É considerada arte e ciência de pessoas que cuidam de outras”, define a coordenadora do curso, Maria de Fátima Mantovani. Segundo ela, é uma profissão dinâmica, cujo princípio ético é manter e restaurar a dignidade do ser humano em todos os âmbitos e fases da vida. Formar profissionais que compreendam a Enfermagem como arte e ciência de pessoas que convivem e cuidam de outras é o objetivo do curso, criado na UFPR em 1974.
Durante a formação, o aluno é incentivado a ter uma atuação plena na vida acadêmica. É estimulado atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Oferecidas no período da manhã, as disciplinas obrigatórias compõem a habilitação Bacharelado em Enfermagem. O aluno pode também cursar a habilitação Licenciatura em Enfermagem, que é ofertada normalmente no período da tarde.
Dentre outros objetivos do curso estão o de desenvolver capacidade para planejar e implementar ações de saúde, com base em perfil epidemiológico; capacitar para o gerenciamento do processo de trabalho da equipe de enfermagem; fomentar o espírito de investigação e pesquisa; estimular a formação de competências educativas para a formação de novos profissionais; propiciar formação integral nas áreas de atuação do profissional. Historicamente, o foco de atenção da Enfermagem tem sido as necessidades relevantes de saúde e bem-estar do indivíduo, família e comunidade.
Para definir sua atuação, a Enfermagem busca a compreensão da origem e desenvolvimento dos agravos à saúde humana, em seus vários aspectos: biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Na essência, os atos da Enfermagem visam a síntese entre arte e ciência, filosofia e técnica, e entre o social e natural. Dedicação, paciência, espírito de liderança, senso de humanidade e disposição para trabalhar em equipe são algumas das qualidades esperadas de um enfermeiro ou enfermeira.
“É um profissional que, conhecendo a realidade social na qual está inserido, atua a partir de uma visão crítica sobre esta realidade e está comprometido com sua transformação. Deve possuir competência técnico-científica e política para intervir nos determinantes do processo saúde-doença, respeitando os princípios éticos e legais da profissão”, diz a coordenadora. O curso é constituído por disciplinas das áreas de Ciências Biológicas (como Anatomia, Imunologia etc.); Ciências Sociais e Humanas (Antropologia, Sociologia, Psicologia); Ciências da Saúde ( Semiologia da Enfermagem, Epidemiologia, Ética, Fundamentos da Nutrição etc.); Educação e Ciências Exatas (Bioestatística).

MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho é amplo e em constante crescimento. O enfermeiro atua em conjunto com outros profissionais no planejamento e gerência do setor de saúde. Especificamente, organiza e executa a assistência de enfermagem em diferentes situações de trabalho, como na proteção e promoção da saúde, prevenção de agravos, reabilitação, formação de recursos humanos, assistência curativa, pesquisa em diversos campos do conhecimento, consulta de enfermagem, auditoria em serviços, consultoria, administração da assistência e de serviços de saúde, e no ensino.
Campus Centro Como generalista ou especialista, o enfermeiro está envolvido em todos os níveis de cuidados de saúde – individual e coletivo – e a atuação se dá nas áreas pública e privada. Entre as opções de atuação estão escolas, creches, empresas, hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, comunidades e consultórios próprios, atendimentos pré-hospitalar e domiciliar.

PASSANDO A LIMPO
1. A Enfermagem não é um ato de caridade. É uma profissão regulamentada e reconhecida por legislação própria e autônoma.
2. O enfermeiro não é um profissional ligado exclusivamente à área assistencial. Na verdade, o enfermeiro é um profissional altamente preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.
3. O enfermeiro não atua exclusivamente em hospitais. Além de hospitais, o enfermeiro atua em todas as instituições ligadas à saúde, como unidades de saúde, instituições públicas e privadas, ensino, universidades, escolas, fábricas na área de saúde do trabalhador, sindicatos, domicílio e outras.
4. O enfermeiro pode obter título de doutor. A Enfermagem como profissão de nível superior, requer que o diploma seja emitido por Instituição de Ensino Superior, dentre estas a UFPR, que ofertam cursos de pós-graduação que formam mestres e doutores em Enfermagem.

DEPOIMENTO DO ALUNO
“O curso proporciona um ensino que engloba desde aspectos básicos, como técnicas, até aspectos específicos que exigem conhecimentos mais elaborados. O sétimo período do curso proporciona vivenciar o conteúdo teórico em estágios práticos que englobam várias especialidades clínicas, mostrando o papel diferenciado que o enfermeiro possui frente à supervisão e atuação em relação à equipe de enfermagem e a instituição de trabalho, aprendendo a ter uma postura profissional com ética e qualidade, independente da realidade que o ambiente de trabalho oferecerá.”
Marcelo Amaro dos Santos, 4º ano.
TERÇA 24 DE JANEIRO DE 2012....

Espero que você pense em mim de vez em quando, só para eu não me sentir tão patética por pensar em você o tempo todo.

Pelo milagre de estar VIVA...

"Carrego sempre consigo uma frase que aprendi tempos atrás...e pra mim mesma sempre digo:

SE LEMBRAR de CELEBRAR as coisas boas da vida todos os dias.

É que eu sou dessas pessoas que valoriza a simplicidade das coisas e leva a vida de peito aberto, lágrimas nos olhos de contentamento, no rosto um jardim de sorrisos, estrelas no céu da boca e nas mãos uma prece de quem, pelo milagre de estar viva, todo os dias agradece."

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TERÇA 24 DE JANEIRO DE 2012!....
Aprendii que se aprende errando. Que crescer não significa fazer aniversário. Que amigos a gente conquista mostrando o que somos. Que os verdadeiros amigos sempre ficam conosco até o fim. Que a maldade se esconde através de uma bela face. Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela. Que AMAR significa se dar por inteiro. Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos. Que se pode conversar com estrelas. Que se pode confessar com a lua. Que se pode viajar além do infinito. Que sonhar é preciso. E finalmente, aprendi que não se pode morrer pra se aprender a viver. ♥








Muitos tentam roubar meu coração... mas eles não sabem que meu coração está com você e não comigo!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ÉTICA PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM!....
SEXTA 20 DE JANEIRO DE 2012...





O termo Ética refere-se aos padrões de conduta moral, isto é, padrões de comportamento relativos ao paciente, ao patrão e aos colegas de trabalho. Ter boa capacidade de discernimento significa saber o que é certo e o que é errado, e como agir para chegar ao equilíbrio.Os pontos de ética enumerados foram compilados por diferentes autores. A lista pode não ser completa, mas contém os pontos mais importantes e mais tarde, quando você se familiarizar com o programa de enfermagem poderá acrescentar algo na lista.Respeite todas as confidencias que seus pacientes lhe fizerem durante o serviço.Jamais comente em público durante as horas de folga, qualquer incidente ocorrido no hospital nem de informações sobre seu doente. Qualquer pergunta que lhe for feita sobre os cuidados que ele recebe, bem como de suas condições atuais e prognosticas, por seus familiares, deverá ser relatada ao supervisor.Evite maledicências- jamais critique seu supervisor ou seus colegas de trabalho na presença de outros funcionários ou dos enfermos.Respeite sempre a intimidade de seus paciente. Bata de leve á porta antes de entrar no quarto. Cubra-o antes de executar qualquer posição. Cuide para que haja sempre lençóis disponíveis para exames e posições terapêuticas.A ficha do paciente contém informação privada e deve ser guardada. Apenas as pessoas diretamente envolvidas no seu atendimento podem ter acesso a ela.Demonstre respeito por seus colegas de trabalho em qualquer ocasião. Seja leal a seus chefes. Trate-os assim como a seus pacientes, pelo sobrenome, em sinal de respeito. Nunca recorra a apelidos, doenças ou número de quarto para se referir aos doentes.Aceite suas responsabilidades de bom grado. Antecipe-se ao chamado do paciente; procurando adivinhar-lhe as necessidades. É importante que você não exceda suas responsabilidades nem sua habilidade. Conheça bem seu trabalho.Tenha cuidado com os objetos ao paciente, para prevenir posteriores complicações, tanto para você quanto para o hospital. Guarde os objetos pessoais do doente, isto é, dinheiro, jóias, como se fossem seus.Cuide para que os objetos de valor sejam guardados no cofre do hospital.Assuma a responsabilidade de seus erros e falhas de julgamento, levando-se logo ao conhecimento do supervisor, do contrario, você poderá colocar em risco sua própria pessoa, o paciente e o hospital.O bom atendimento ao enfermo não permitir que haja preconceitos de raça, religião ou cor. Dispense a todos a mesma consideração e o mesmo respeito, e dê-lhes o melhor de si.Recorra á igreja da qual faz parte do paciente sempre que necessário. Nunca se coloque na posição de conselheiro espiritual, mas esteja ciente de sua obrigação, em providenciar este tipo de apoio sempre que necessário. Comunique ao supervisor quando o paciente exigir um apoio religioso especial.Não comente sua vida nem seus problemas pessoais ou familiares com seus doentes a não ser em termos gerais.Falar alto e fazer muito barulho é um comportamento impróprio que incomoda ao paciente e a seus familiares. Ande não corra, mesmo em situações de emergência.Ter boas maneiras é uma obrigação. Os visitantes são convidados dentro do hospital. Se você os tratar com respeito e cortesia, eles confiarão mais em você e no hospital.Gratificações, como dinheiro, presentes e gorjetas por parte dos pacientes, devem ser recusadas.Não faça refeições no quarto do enfermo nem no local onde é preparada sua comida. Não é permitido comer restos deixados pelo doente e nem servir-se da comida que lhe é destinada.Use com moderação o material fornecido pelo hospital. Tenha cuidado com os equipamentos. Levar para casa objetos de propriedades do hospital, como termômetros, canetas e loção para as mãos é roubo.Durante a carreira de enfermagem você encontrará certos tipos especiais de pacientes, como viciados em drogas, alcoólicos, criminosos, suicidas e pervertidos sexuais. Não deixe que sua simpatia e antipaia pessoal interfiram no atendimento a essa espécie de doente. Não permita, tampouco, que a condição social ou econômica do paciente modifique a qualidade do atendimento que você dispensa.Tirar medicamentos da reserva do hospital ou do paciente é roubo. Não se aproveite da presença do médico para lhe pedir que prescreva medicação para você ou seus familiares.Nunca faça diagnóstico nem medicação para os pacientes, para seus familiares e amigos, porque isso constitui exercício ilegal da Medicina.Não deixe que se estabeleçam laços pessoais entre você e seu paciente.Delicadamente desencoraje-o quando ele fizer tentativas neste sentido.Você poderá ser despedido(a) se for encontrado(a) sobre efeito de álcool ou de outras drogas, o fato deverá ser levado imediatamente ao conhecimento do seu supervisor.Permaneça no seu setor de trabalho, só saindo quando lhe for permitido, como nos intervalos para almoço e descanso.Responda logo a qualquer chamado do paciente. Atenda a suas solicitações, sempre que possível. Quando estiver em dúvida ou não for capaz de faze-lo, chame o supervisor.Normalmente é a enfermeira chefe quem atende ás chamadas telefônicas. Caso você tenha de faze-lo seja educado(a) e cortês. Encaminhe qualquer chamada telefônica á autoridade competente. As ordens médicas dadas por telefone só devem ser recebidas pela enfermeira chefe. O telefone da enfermeira só deve ser usado para chamadas internas do hospital e nunca para chamadas pessoais.Os tópicos acima citados deverão fazer parte do dia-a-dia e num processo de Reflexão. Carta Brasileira dos Direitos do PacienteOs participantes do II Congresso de Humanização do Hospital e da Saúde, realizado em São Paulo, de 13 a 15 de agosto de 1982, e promovido pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde.- coerente com os objetivos mais elevados de suas profissões e solidários com a pessoa enferma, objetivo e sujeito de seu atendimento;- testemunhando seu respeito pelos direitos humanos e pela liberdade e dignidade da pessoa que servem;- considerando as necessidades bio-psiquico-sociais do enfermo; - considerando o direito á saúde assegurado pela constituição brasileira a todo o cidadão;- crendo na possibilidade da prática de uma medicina verdadeira voltada para o homem integral;- considerando a necessidade de evitar agressões de qualquer ordem ao enfermo e de integrá-lo como elemento ativo no processo terapêutico;- considerando que o desenvolvimento tecnológico verificado na área da saúde pode gerar uma despersonalização dos cuidados prestados aos pacientes;- proclama esta CARTA BRASILEIRA DOS DIREITOS DO PACIENTE que servirá como ponto de referencia para o exercício profissional da equipe de saúde e para a operação das instituições desta área.Toda pessoa que necessita de cuidados de saúde tem direito:1- á saúde e á correspondente educação sanitária para poder participar ativamente da preservação da mesma. 2- De saber como, quando e onde receber cuidados de emergência 3- Ao atendimento sem qualquer restrição de ordem social, econômica, cultural, religiosa e social ou outra. 4- Á vida e á integridade, física, psíquica e cultural. 5- Á proteção contra o hipertencinismo que viola seus direitos e sua dignidade como pessoa. 6- Á liberdade religiosa e á assistência espiritual. 7- De ser respeitado e valorizado como pessoa humana. 8- De apelar do atendimento que fira sua dignidade ou seus direitos como pessoa. 9- De ser considerado como sujeito do processo de atendimento a que será submetido. 10- De conhecer seus direitos a partir do inicio do tratamento. 11- De saber se será submetido a experiência, pesquisas ou praticas que afetem o seu tratamento ou sua dignidade e de recusar submeter-se as mesmas. 12- De ser informado a respeito do processo terapêutico a que será submetido, bem como de seus riscos e probabilidade de sucesso. 13- De solicitar a mudança de médico, quando o julgar oportuno, ou de discutir seu caso com um especialista. 14- Á assistência médica durante o tempo necessário e até o limite das possibilidades técnicas e humanas do hospital. 15- De solicitar e de receber informações relativas aos diagnósticos, ao tratamento e aos resultados de exames e outras práticas efetuadas durante sua internação. 16- De conhecer as pessoas responsáveis pelo tratamento e de manter relacionamento com as mesmas. 17- A ter seu prontuário devidamente preenchido, atualizado, e mantido sem sigilo. 18- A rejeitar, até os limites legais, o tratamento que lhe é oferecido e a receber informações relativas ás conseqüências de sua decisão. 19- Ao sigilo profissional relativo á sua enfermidade por parte de toda a equipe de cuidados. 20- A ser informado do estado ou da gravidade de sua enfermidade. 21- De ser atendido em instituição com serviço adequados. 22- De conhecer as normas do hospital relativas á sua internação. 23- De receber explicações relativas aos componentes da fatura independente da fonte de pagamento. 24- De receber familiares ou outras pessoas estranhas á equipe de cuidados. 25- De deixar o hospital independente de sua condição ou situação financeira mesmo contrariando o julgamento do seu médico e do hospital, embora, no caso deva assinar seu pedido de alta. 26- De recusar sua transferência para outro hospital ou médico até obter todas as informações necessárias para uma aceitação consciente da mesma.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Andava ou ando um pouco ocupada amigos rsrsrsrs, estudando pro concurso da sesapi estava sem tempo ou estou rsrs mais estou aqui que esse ano de 2012 que Jesus ocupe o primeiro lugar de tudo em nossa vida FELIZ ANO NOVO ATRAZADO PARA MEUS AMIGOS BJIIM AMO TODOS!.....
O ano de 2011 passou, Esse ano de 2012 vamos pensar nos primeiros sorrisos, nos primeiros abraços, nas primeiras ações, nas primeiras tentativas de fazer tudo diferente, seja lá o que for, que Jesus ocupe o primeiro lugar de tudo em nossa vida neste ano de 2012...
FELICIDADES, AMOR, MUITAS BENÇÕES PARA MINHA FAMILIA LINDA, JESUS ABENÇÕE VCS!....
QUINTA 19 DE JANEIRO DE 2012.....

Só por hoje... ...serei feliz...Expulsarei de meu espírito qualquer pensamento triste e me sentirei mais alegre que nunca. Hoje agradecerei a Deus a alegria e a felicidade que me proporciona. Só por hoje... ...tratarei de me adaptar a vida. Aceitarei o mundo como é e procurarei me encaixar nele. Se suceder-me algo desagradável, não me mortificarei, não lamentarei, agradecerei pelo ocorrido, pois dessa maneira minha vontade e meu desejo de ser feliz terão sido postos à prova. Hoje serei dono de minhas atitudes, de meus sentimentos, de meus impulsos. Para triunfar, preciso de autodomínio. Só por hoje... ...trabalharei alegremente, com entusiasmo e paixão. Executarei minhas tarefas com alegria, constatarei que sou capaz de trabalhar dessa maneira, comprovarei meus pequenos triunfos. Não pensarei em fracassos. Só por hoje... ...serei agradável e não criticarei ninguém. Se começar a criticar, trocarei a censura por elogios. Toda pessoa tem defeitos, porém vou concentrar minha atenção nas virtudes. Hoje evitarei as conversas desagradáveis. Só por hoje... ...eliminarei duas pragas: a pressa e a indecisão. Hoje viverei com calma, com paciência, pois a pressa é inimiga de uma vida feliz. Não permitirei que nem a pressa nem a impaciência me aflijam. Só por hoje... ...terei confiança em mim mesmo e enfrentarei todos os problemas com decisão e coragem; não deixarei nenhum para amanhã. Não terei medo e agirei com coragem, pois o futuro me pertence. Hoje terei confiança em minha capacidade para a luta e o trabalho. Só por hoje... ...não invejarei os que têm mais dinheiro, beleza ou saúde que eu. Contarei meus bens, e não meus males. Só por hoje... ...tratarei de resolver os problemas de hoje; o futuro é resolvido por si mesmo. O destino pertence aos que lutam; hoje terei uma tarefa a realizar. Se ainda me restar algo a ser feito, não me desesperarei. Só por hoje... ...não pensarei no passado nem guardarei rancor de ninguém: praticarei a lei do perdão. Assumirei minhas responsabilidades e não transferirei a culpa de meus problemas para outras pessoas. Hoje comprovarei que Deus me ama e me presenteia com seu amor. Só por hoje... ...farei o bem a alguém. Procurarei uma pessoa para fazê-lo, sem que o descubra; serei cortês e generoso, pagarei o mal com o bem. Ao anoitecer, comprovarei que Deus me premiou com um dia repleto de felicidade. De manhã, farei outro dia como o de hoje.










FORMATURA DE MINHA SOBRINHA LARA RHANA EM 2011!...